Conheça um pouco mais sobre o nosso serviço de gerenciamento de categorias

Gerenciamento de categorias “é um processo de parceria entre varejista e fornecedor (Distribuidor), que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que lhe atendam e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios”.

Como exemplo, coloquemos na categoria de vendas Limpeza, a categoria de produtos sabão em pó. Ainda na categoria de vendas Limpeza, a categoria de produtos amaciante. A partir destas categorias de vendas em um canal de vendas (varejo ou atacado distribuidor e cash & carry), pode-se analisar a categorias e subcategorias de vendas dos produtos.

Mas como fazemos isto? A partir de relatórios de softwares de gerenciamento de vendas por produtos.

Através destes relatórios de vendas, temos informações sobre a vendas de produtos de modo geral (curva ABC), vendas por regional, por vendedor/representante.

Também conseguimos verificar a venda por subcategorias e a partir delas, descobrir quais embalagens, fragrâncias, sabores, entre outras variáveis, vendem mais, vendem menos ou simplesmente aquelas que não vendem.

Quando há uma equipe, mesmo que tome conta de duas categorias de produtos, há melhor produtividade e assertividade na estratégia de vendas. E realizar ações voltadas para a venda de subcategorias de produtos nos clientes é mais do que simplesmente vender sua marca ao consumidor final, é mostrar que o distribuidor está firmando uma parceria sólida e de ganha – ganha com o canal de vendas.

A partir da análise destes relatórios, o processo de desenvolver ações que cheguem até o consumidor final se tornam muito mais assertivas, e consequentemente, serão convertidas em mais vendas e reposição mais ágil pelo distribuidor (fechando o sell in / sell out).

Um bom gerenciamento de categorias de produtos traz como benefício maior assertividade, lucratividade e redução de desperdício na estratégia de vendas.

#DunorteDist